sexta-feira, 24 de abril de 2015

Especial "Globo 50 anos - O que comemorar?"

Especial "Globo 50 anos - O que comemorar?"

José Bruno Lima (Arte)

  
   

Confira nossa cobertura multimídia sobre o cinquentenário das Organizações Globo
A Rede Globo completa 50 anos no próximo dia 26 de abril. Como a maior empresa de mídia do Brasil, ela desfruta de poder econômico, político e cultural. Mas o que isso significa? Qual o papel do império da família de Roberto Marinho na sociedade brasileira? Nesta série especial, o Brasil de Fato busca tratar as “comemorações” do aniversário da Globo e sua relação com a falta de democracia e diversidade da comunicação no país.

  
 

Confira a entrevista com Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Para ele, "a Rede Globo quer o monopólio total, o controle absoluto das ideias, informações e valores que circulam no país e, por isso, utilizam todos os recursos para que a liberdade de expressão seja uma liberdade controlada por eles". 

  
 

Na semana do dia 26 de abril, uma série de atos e debates por todo o país irão questionar o papel da empresa na história política do Brasil, as suspeitas de sonegação de seus impostos e a barreira que ela impõe para a democratização da comunicação 

Globo: a gente não se vê por aqui! - Por José Coutinho e Simone Freire
Em meio século de existência, a maior emissora de tv do Brasil faz aniversário afirmando prestar serviço ao país. Mas será que ela realmente representa a sociedade brasileira? Será que esta festa é nossa? O Brasil de Fato conversou com movimentos e personalidade para responder a questão. Confira!

Entidades discutem influência da Globo sobre a cultura Por José Coutinho e Simone Freire

Embora o famoso slogan  da emissora, "Globo, a gente se vê por aqui", dê a entender que seu conteúdo representa os mais variados interesses e setores da sociedade, a afirmativa é questionada por representantes de organizações e movimentos.



  
 

Nunca a audiência da TV Globo, centro do império da família Marinho, esteve tão baixa. Além disso, no dia 1º de abril aconteceram atos em prol da cassação da concessão da emissora em diversas cidades brasileiras. Os protestos vão continuar e existem pelo menos 10 razões para que os setores comprometidos com a democratização da mídia não tenham nada a comemorar neste cinquentenário 
  
 
Movimentos sociais, organizações políticas, coletivos de comunicação e de juventude estão articulados para "descomemorar" os 50 anos da Rede Globo em manifestações por todo o país. Confira os memes que estão circulando pelas redes sociais.

 
  

Vídeo que circula pelas redes sociais expõe o apoio da rede Globo ao Golpe de 1964 e compara a atuação da emissora naquela época com os dias atuais.



"Domingo do Povão", da Pós-TV
Um vídeo, que circula pelas redes sociais, ilustra as contradições do jornalismo da Rede Globo. Além disso, ele convoca para uma manifestação em Brasília, no próximo domingo, às 13h, na sede da emissora na capital federal. No dia 26 de abril, a Globo completa 50 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário