terça-feira, 6 de agosto de 2013

Descarrilamento, Terceirização e Cartel na licitação em metrô e trens da CPTM

Descarrilamento, Terceirização e Cartel na licitação em metrô e trens da CPTM
Márcia D`Angelo
Guarujá, 05/08/2013

Hoje (05/08/2013), segunda feira por volta das 12 horas, ocorreu o descarrilamento de vagão de trem do metrô na estação Barra Funda de São Paulo. Segundo o noticiário o caso vai ser apurado e somente daqui a 30 dias saberemos os motivos desse episódio que prejudicou e continua prejudicando a população trabalhadora da cidade de São Paulo. Se o fato foi criminoso e premeditado é difícil saber, mas as investigações poderiam levar em consideração logo de saída os serviços terceirizados que o metrô utiliza para a manutenção dos trens. Aí poderemos dizer que foi problema técnico e “não político”; será isso mesmo?
A terceirização nos serviços essenciais como a telefonia, a SABESP, AES Eletropaulo assim como as TVs a cabo, os serviços de internet, etc. demonstram cada vez mais que o cliente é cada vez mais lesado por empresas que visam apenas o lucro imediato e este é obtido da diferença entre os salários pagos aos prestadores (em geral menores do que os funcionários da empresa contratadora) e sem direitos trabalhistas, e os preços que o consumidor é obrigado a pagar por serviços precários. A privatização é um grande engodo e cada vez mais humilha o povo brasileiro. É a economia horizontal que se serve de muitas empresas para manutenção e o técnico especializado desses serviços públicos que são do governo, no caso estadual só comparecem depois de muitas visitas das empresas terceirizadas, em geral trabalhos precarizados e sem qualidade, até pelo número de atendimentos do técnico terceirizado e suas condições de trabalho.
O Neoliberalismo, ideologia decadente que prevê privatizações, terceirizações e flexibilizações no mundo do trabalho tem como resultado final o desserviço à população e grandes riscos até para a saúde pública. É um problema político sim e deve ser analisado dessa forma, levando-se em conta os processos de licitação na contratação dos serviços de manutenção e se houve cartel e por que houve.
Em tempos de manifestações populares diárias no Brasil e em especial na cidade de São Paulo fica aqui o alerta para o poder executivo de São Paulo e para a população lesada.

Os trens da CPTM ficam até agora (devido á lentidão e enormes filas) como opção para a população que deveria utilizar os trens do metrô depois de um dia de trabalho exaustivo nessa cidade estressante.

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