terça-feira, 15 de abril de 2014

“Este prêmio é para Snowden”: jornalistas recebem prêmio por denunciar vigilância da NSA

“Este prêmio é para Snowden”: jornalistas recebem prêmio por denunciar vigilância da NSA

Jornal Brasil de Fato

Reprodução
Glenn Greenwald e Laura Poitras  tiveram um papel chave no relatório sobre a enorme quantidade de documentos filtrados por Edward Snowden
15/04/2014
da Adital
Os jornalistas Glenn Greenwald e Laura Poitras viajaram aos Estados Unidos pela primeira vez desde que denunciaram as enormes operações de vigilância desenvolvidas pela Agência Nacional de Segurança (NSA). Na sexta-feira, 11 de abril, na cidade de Nova York, receberam o prêmio George Polk por suas informações sobre a NSA.
Durante os últimos 10 meses, Poitras e Greenwald tiveram um papel chave no relatório sobre a enorme quantidade de documentos filtrados por Edward Snowden. Somaram-se a eles outros colegas como Ewen MacAskill do periódico The Guardian e Barton Gellman do Washington Post, com quem dividiram o prêmio.
Nos discursos que fizeram ao aceitar o prêmio, Poitras e Greenwald homenagearam sua fonte. "Cada um destes prêmios confirma ainda mais que o que fez Snowden ao dar um passo à frente foi absolutamente correto e merece gratidão, não acusação, nem décadas de prisão”, afirmou Greenwald. "Nenhum de nós estaria aqui [...] se alguém não houvesse decidido sacrificar sua vida para que esta informação estivesse disponível”, afirmou Poitras. "Portanto, este prêmio na realidade é para Edward Snowden”.
Com informações de democracynow.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário